Conectado por

Política

Sugestão de pauta ESPM: Eleições apontam momento delicado da esquerda brasileira


Compartilhe:

Publicado por

em

Fontes: Fábio Andrade, cientista político e professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, e Paulo Ramirez, cientista político e professor da ESPM

Com a chegada do segundo turno nas eleições brasileiras, Fábio Andrade, cientista político e professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, destaca que os partidos de esquerda estão em um momento delicado. Para o professor, os eleitores não escolhem candidatos ligados à esquerda e preferem seguir com prefeituras responsáveis por eventos de grande impacto negativo na vida das pessoas. “Chama a atenção não somente o caso de São Paulo, que mesmo com a crise energética mostra uma rejeição à esquerda mais forte que isso. No Rio Grande do Sul, Sebastião Melo foi ineficiente em evitar uma grande tragédia e segue à frente nas pesquisas. A esquerda está em um momento muito delicado, consegue perder eleição para prefeitos com responsabilidade em quadros graves.” Em Porto Alegre, o segundo turno é disputado entre Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). “Os eleitores parecem dar pouca atenção para eventos que envolvem responsabilidade de prefeitura quando há um confronto com alguns candidatos mais à esquerda.”

Em São Paulo, onde Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) concorrem ao segundo turno, os institutos de pesquisa apontam a liderança em intenção de votos também com o candidato do MDB. A cidade passou recentemente por uma crise energética liderada pelo atual prefeito e candidato à reeleição. Para Paulo Ramirez, cientista político e professor da ESPM, Guilherme Boulos tem tido desempenho melhor que o Ricardo Nunes em termos de retórica no segundo turno, mas não o suficiente para diminuir a distância entre os dois. “A questão da energia elétrica pesou muito nos últimos debates, mas a distância é muito grande e talvez torne impossível uma virada do Boulos.” O professor destaca também que muitos eleitores do Marçal não estão declarando votos quando questionados pelos institutos de pesquisa, “o que pode mostrar uma margem maior do Nunes sobre o Boulos quanto uma redução dessa margem”, diz.

Os especialistas estão disponíveis para entrevistas.


Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui quatro unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com